Anunciada em Fevereiro de 2021 e lançada em março, a Caixa Econômica Federal disponibilizou uma nova modalidade de financiamento imobiliário que conta juros baixíssimos para a construção da casa própria. Então que tal entender melhor como ela funciona?


A maior novidade é que o juro desta nova modalidade é composto da soma de uma Taxa fixa e uma Taxa Poupança com o prazo de pagamento deste financiamento em até 35 anos.


Os juros anuais irão variar de acordo com o perfil do cliente, sendo 3,35% para correntistas e 3,99% para não correntistas, mais a variação da Taxa Poupança, que tem este nome porque é literalmente a taxa de valorização da poupança no Brasil e que hoje está em 1,4%.  


Para aqueles que optarem pelo sistema de amortização da Tabela SAC, onde as parcelas diminuem no decorrer do contrato, o financiamento poderá ser feito em até 420 meses. E para quem escolher o sistema de amortização da Tabela Price, onde o mesmo valor das parcelas é mantido do início ao fim do contrato, poderá fazer um financiamento em até 360 meses. 


É fundamental se atentar que o valor máximo a ser financiado, que é de até 80% do valor de avaliação do imóvel. Esta avaliação é feita pelo próprio Banco, ou seja, ele que definirá o valor. 



Fonte: G1


Mas a nova modalidade vale a pena? Até o atual momento, a taxa apresentada neste financiamento pode ser a menor do Brasil, ou seja, vale a pena! E cabe ao comprador decidir o método que mais compensa para o seu bolso. 


Para o comprador que pretende quitar o financiamento o mais rápido possível, sem usar os 360 meses de carência para isso, as chances de as taxas permanecerem em um valor constante até a quitação são altas. 


Já em casos onde o intuito seja pagar o financiamento dentro dos 360 meses, o comprador precisa estar ciente de que há a possibilidade de acontecer oscilações e movimentações na Taxa Selic, podendo assim aumentar o valor das parcelas. 




Agora que você já sabe como funciona a nova modalidade de financiamento imobiliário da Caixa, que tal planejar o melhor meio de financiamento para realizar seu sonho da casa própria?


Se ainda ficou com alguma dúvida e quer entender mais sobre este financiamento, você pode acessar o portal de financiamentos da  Caixa Econômica Federal onde estão todas as informações sobre esta e outras modalidades.