Home office ao contrário do que a maioria pensa, não consiste em apenas ligar o computador em casa e começar a trabalhar. Mas calma que vamos te ajudar a render tanto quanto ou até mais que no escritório.


Primeiramente precisamos abandonar ideias equivocadas, é muito comum ouvir frases do tipo:


“Um dia vou poder trabalhar em casa, na hora que eu quiser, quando quiser! Uhuuuuuu!”


“Trabalhar em casa, isso que é vida!”


Para ter uma vida profissional produtiva em casa, é preciso se preparar e ter disciplina, tudo se torna ainda mais desafiador pois para dar certo depende muito mais de você mesmo.


 Vem com a gente e confira nossas dicas.


1 – Escolha do local para o home office

A principal dica na hora de trabalhar em casa é escolher um local exclusivo para trabalho, separe um espaço da casa que seja mais isolado, se você mora com irmãos mais novos e principalmente se tem filhos essa dica vale ouro.


Claro que estar em casa vai exigir sua atenção com as crianças, mas é importante estar em um cômodo onde você possa fechar a porta para uma reunião por exemplo, você pode usar um pedaço do quarto, ou no melhor cenário dispor de um cômodo apenas para trabalhar.


Também é importante entender que trabalhar em casa não significa que a casa toda vai virar seu escritório, esses são os primeiros passos para se manter produtivo e eficiente.




2 – Organização do ambiente

Tenha uma mesa apenas para trabalhar, você não precisa comprar uma caso consiga improvisar, porém deve ser algo confortável, isso ajuda manter a organização do seu ambiente de trabalho em casa.


Um dos maiores desafios em questão é separar a vida pessoal e profissional, por isso além de ter um espaço, ter uma mesa exclusiva para trabalho é fundamental, nela devem estar apenas materiais de trabalho e nada como, chaves, roupas, pratos, etc.


Esse é um exercício mental para te ajudar a entrar e sair do ambiente de trabalho estando em casa, é uma barreira invisível de organização e dedicação, onde você deve se comportar como se comporta no trabalho.


Isso também vai te ajudar a não perder tempo procurando coisas no meio da bagunça, caso divida o cômodo com outro ambiente procure dar uma nova cara no local.




3 – Mantenha sua rotina

Cumpra seu horário de trabalho normalmente como na empresa, acorde com antecedência, coloque sua roupa de trabalho, tome café da manhã, faça café, chá ou a bebida de sua preferência para seu período de trabalho.


São coisas simples, mas pijama e camisola não combinam com home office, se comportar e manter hábitos que tinha antes do home office são fatores que ativam o vínculo e a sensação de estar em horário de trabalho.


Caso você esteja trabalhando freelancer defina um horário para começar e parar de trabalhar, o ideal é que o horário de trabalho contemple o horário comercial.


Mesmo trabalhando em casa você vai precisa ter contato com empresas e prestadores de serviços que funcionam em horário convencional, por isso, mesmo que você produza mais a noite parte do seu tempo de trabalho deve estar adequado ao horário regular.




4 – Converse com Sua Família

“Estar na casa” não significa “estar em casa”, é uma diferença sutil, mas que faz a diferença para o sucesso de quem trabalha home office, explique para a família toda em uma conversa bem franca que apesar de estar na casa você não pode dispor sua atenção em qualquer questão doméstica que apareça.


Esse é um desafio ainda maior para quem tem filhos pequenos, crie atividades, procure por brinquedos que distrai a criança por um período maior de tempo, fazer sessão de cinema também ajuda muito, crie o ambiente, feche cortinas, apague as luzes, faça pipoca.


Seja criativo e recorra a internet para mais ideias.




5 – Estabeleça metas diárias

Uma das maiores barreiras mentais do ser humano é o comodismo, sem perceber vamos nos acostumando com a situação e achando tudo normal, por isso elencar metas diárias de resultados práticos é essencial!


Se você trabalha com vendas isso não é novidade e nem uma tarefa difícil, mas se suas tarefas são um pouco mais orgânicas e não tão mensuráveis você precisa identificar uma forma de medir seu desempenho, pois sem um líder do seu lado buscando fortalecer seu desempenho esse papel se torna sua responsabilidade.


Ex.: Caso você trabalhe fechando contratos para os clientes assinarem, contabilize quantos contratos tem assinado ao longo do dia, anote dificuldades que encontrou e organize um fluxograma de processos, assim você terá visualmente cada etapa que foi realizada.




Como uma dica de gestão de tarefas temos o TRELLO nele você pode criar quadros e lançar cartões de todas as tarefas fazendo as observações de cada etapa do processo, e organizar tudo em modelo de kanban:


A FAZER - FAZENDO - FEITO.

Pesquise mais a respeito de como utilizar o trello como kanban e comece a usar, assim no fim do dia você pode contar todas as tarefas realizadas.


O Trello tem uma versão paga, mas a versão gratuita já é excepcional para te ajudar na organização de suas tarefas e consequentemente no seu resultado.


Trabalhar em home office só é prazeroso de verdade se seu desempenho for positivo, terminar o dia com a sensação de ineficiência, de deixar tarefas para trás por falta de foco é com certeza uma das piores experiências de um profissional.


Por isso siga nossas dicas com empenho e dedicação, busque profissionalizar cada vez mais seu espaço e suas ferramentas de trabalho, assim que possível faça investimentos que te ajudem a alavancar sua carreira em home office.


Com força de vontade e muito trabalho focado em resultados é possível , hoje temos várias startups que nos mostram isso, começaram de forma modesta e até em casa e se tornaram grandes empresas.