A reciclagem é algo presente no nosso dia a dia, é comum encontrarmos nas ruas junções de 4 latas de lixos de cores diferentes, elas são usadas para que as pessoas façam o descarte correto do lixo, separando-os pelas categorias dos materiais que eles são feitos. 


A identificação de cada material, caso o tambor não informe, pode ser feita a partir das cores, sendo azul para os resíduos de papel, vermelho para os de plástico, amarelo para os de metais e verde para os de vidros. Mas como podemos aplicar isso em casa?


Sabemos que é um tanto quanto trabalhoso possuir várias latas de lixo para cada tipo específico de material, por isso trouxemos outros métodos muito utilizados que você pode aderir. 


  • Separar resíduos por categorias


A maneira mais recomendada para descartar corretamente o lixo doméstico é eles separá-los por materiais recicláveis (garrafas de vidro, garrafas plásticas, latas, etc) e materiais não recicláveis (espelhos, adesivos, fotografias, etc), assim facilitará a separação dos resíduos pelos lixeiros e centros de reciclagem 


Além disso você pode também, separar lixos orgânicos dos lixos secos, de modo que os secos poderão ser encaminhados à centros de reciclagem, e os orgânicos usados para compostagem, ou seja, serão transformados em adubo.




  • Encaminhar garrafas pets e latinhas para centros de reciclagem 


Além de serem feitos com dois dos maiores materiais reciclados do mundo, plástico e alumínio, esses resíduos geram empregos em cidades de todo o país. Ao encaminhar garrafas pets e latinhas, após a separação, para centros de reciclagem, vocês estará contribuindo para os empregos dos catadores. 


  • Separar óleo de cozinha


Uma única embalagem de 1 litro de óleo usado, despejado na pia, pode entupir o encanamento e chega a contaminar cerca de 18 mil litros de água. Um ótimo método para evitar estes problemas, é separando o óleo.


O site do projeto Óleo Sustentável ensina a melhor maneira de descarte, que consiste em esperar o óleo usado esfriar, coloca-lo em uma garrafa pet e levar a garrafa ao ponto de entrega local, ele ainda mostra quais cidades do país possuem pontos de coleta. Este óleo descartado terá muita utilidade principalmente para a produção de sabão.




  • Encaminhar lixo eletrônico para a reciclagem 


A cada ano passamos a consumir mais equipamentos eletrônicos, e muitos deles possuem pouca durabilidade e acabam estragando mais rápido que o esperado. É comum que o descarte seja feito no lixo comum, mas não é a maneira correta de se desfazer desses equipamentos.


Os lixos eletrônicos, mesmo não fazendo mal ao meio ambiente de maneira direta caso estejam intactos, se forem manuseados de modo incorreto, podem prejudicar a nós e ao meio ambiente. Isso se dá devido a sua composição, que é muitas vezes é feita com ácidos e elementos que podem ser tóxicos para a saúde e a natureza. 


Por isso, além de existirem pontos de coletas de lixos eletrônicos, diversas empresas que trabalham com esses produtos oferecem modos de reciclagem em que o cliente pode levar o artigo até uma assistência técnica ou loja parceira autorizada, até mesmo enviar à empresa por correio. 


Após o recolhimento do eletrônico, ele é encaminhado para empresas especializadas onde é desmontado e suas peças encaminhadas para reciclagem. E não se preocupe, por serem compostos também por plástico, vidro e metal, os materiais eletrônicos são praticamente 100% reciclados de modo a contribuir com o meio ambiente. 




Ninguém gosta de conviver com lixo, e para que isso não ocorra, precisamos ser conscientes e aderir a métodos de reciclagem que vão contribuir tanto para nosso presente quanto para o futuro de nossas próximas gerações.


Nosso planeta é apenas um, precisamos cuidar dele para garantirmos um meio ambiente limpo e bem cuidado, que trará saúde e bem-estar para nós. Que tal contribuir para um mundo melhor? Basta apenas você dar o primeiro passo.


Confira as cidades que a São Bento atua que possuem coleta seletiva e centros de reciclagem:


Caarapó

Dourados

Itaquiraí

Maracaju

Naviraí

São Gabriel do Oeste