Saiba mais sobre a grande carreira do arquiteto, paisagista e urbanista que projetou o novo loteamento da São Bento.

Benedito Abbud assina o projeto de urbanismo e paisagismo do Recanto do Bosque. Seu nome carrega um legado e experiência impressionante. Para entender o que o novo loteamento da São Bento tem de especial, vamos conferir a carreira deste arquiteto e urbanista tão marcante.


Benedito é formado pela USP e atua na área desde 1970. Lecionou tanto na USP quanto na PUC e, em 1981, abriu sua empresa, que atualmente assina diversos projetos e inspira ainda mais, nos fazendo olhar para a relação do cenário urbano com a natureza de forma encantadora.


O que torna suas ideias tão marcantes é a atenção que dá para tudo o que o paisagismo envolve. A qualidade de vida, o convívio social, o lazer, a segurança e a reflexão são pontos centrais de como Benedito enxerga os espaços que projeta. Além disso, o urbanista tem uma visão ampla sobre o que a natureza nos traz. 


Quando projeta um espaço, Abbud pensa em todos os sentidos que serão despertados: a visão, o olfato, o tato, o paladar e a audição. A textura das plantas escolhidas, assim como os aromas que elas produzem, o barulho da água nas fontes, os pássaros que serão atraídos. Tudo é levado em consideração para que o ambiente seja confortável, aconchegante e tranquilo.


Buscando sintonia entre a arquitetura e o paisagismo, Benedito acredita que, quando se melhora pontos de interesse em um espaço, essas melhorias entram em sintonia, se espalhando por todo o projeto. Isso é o que ele chama de “acupuntura paisagística”.


Vamos conferir algumas das obras de destaque de Abbud e sua equipe:


Parque do Jaraguá - São Paulo


O primeiro projeto de Benedito Abbud, em 1977, foi o Parque do Jaraguá, um projeto muito importante para a paisagem de São Paulo. Com sua sócia na época, projetaram o parque dividido em dois setores separados. O primeiro, o sopé, é uma área de lazer com trilhas, espaços para passar o tempo e um anfiteatro com a área inteiramente preservada.


Já para a área do pico, propuseram um mirante, de onde se vê tanto a mata nativa da região quanto a cidade ao fundo. A ideia por trás disso era ver o que foi São Paulo, aquela região intocada pelo avanço urbano, e o que ela é, a grande metrópole se estendendo no horizonte. Uma lembrança do passado, olhando para o futuro.


Sobre este projeto, existe um fato curioso: Benedito foi proibido por sua equipe de entrar na obra, pois fazia muitas correções e tentava guiar as construções, atrasando muito o projeto com seu olhar atento aos detalhes.


Praça Victor Civita - São Paulo


No bairro de Pinheiros, em SP, um espaço de 15 mil metros quadrados degradados por um antigo incinerador abandonado que contaminou o solo durante anos foi alvo de uma grande transformação. 


O local se tornou um museu aberto de sustentabilidade em 2008, e o projeto se transformou em uma história viva de como uma área deteriorada pode ser reformada e voltar a pertencer à cidade.


O projeto veio de uma parceria entre o poder público e uma empresa privada, que contornou algumas demandas de forma inovadora: O espaço precisou ser aterrado e assim surgiu a ideia de um deck de madeira por cima da terra, com um caminho que guia e convida os visitantes a conhecerem as várias atividades do local, como espaços de educação ambiental, atividades para a terceira idade, apresentações culturais e oficinas. O deck também serve para captação de água da chuva, que é reaproveitada na irrigação das plantas, cuja escolha foi feita especificamente para ajudar na reabilitação do solo.


Cidade Jardim - RJ


A Cidade Jardim é um grande quintal verde projetado por Benedito no meio do Rio de Janeiro. Com uma área de 512 mil m² , 30% do terreno é composto por áreas verdes de acesso público. Esse projeto evidencia as filosofias que Abbud segue em seu trabalho.


O parque promove uma melhoria na qualidade ambiental, sombras durante as caminhadas e junta a vida urbana com a natureza. Se criou um espaço vivo e dinâmico, com a vegetação atraindo a avifauna, promovendo sensações únicas para quem estiver ocupando o espaço e implementando as calçadas vivas - um conceito importante para Benedito - para que os passeios urbanos sejam arborizados, nivelados e com acessibilidade.


O loteamento de alto padrão da São Bento aproveitou da vasta experiência de Benedito Abbud como paisagista para idealizar um espaço que proporciona privacidade, bem-estar e também liberdade. O espaço com mais de 90 hectares possui ambientes impressionantes e aconchegantes independente de onde você estiver.


O paisagismo pinta o cenário com cores vivas espalhadas através das plantas, ruas espaçosas e ambientes de convívio social e um grande lago no centro do loteamento, que propõe experiências únicas em um só local: momentos de confraternização entre família e amigos, uma piscina com borda de vidro que parece “flutuar” acima do lago, vistas lindas para caminhadas ao fim da tarde com os pets dos moradores. Tudo, como já esperado de seu trabalho, rodeado de vida e natureza.


Tudo isso acompanhado por um sistema onde a rede de energia é subterrânea, dispensando os postes de energia e fios, o que permite que a paisagem seja aproveitada de forma pura.


Se você ficou curioso e quer conhecer ainda mais sobre quem é Benedito Abbud, aprender com ele e acompanhar sua trajetória desde o início, seu canal no Youtube, Criando Paisagens, é muito interessante e atualizado frequentemente, com vídeos onde o arquiteto conta sobre seus projetos, desde a idealização até a entrega, fala sobre conceitos de arquitetura e pessoas importantes da área, e também analisa projetos paisagísticos. São vídeos leves e interessantíssimos para quem quiser saber um pouco mais!


Agora, cá entre nós: e se você tivesse a oportunidade de morar em um bairro projetado por Benedito Abbud de forma acessível? Um espaço para você e sua família aproveitarem os dias em segurança, com bem estar, qualidade de vida e contato com a natureza. Um loteamento pensado para trazer uma vida tranquila, onde crianças possam brincar, você possa passear no fim de tarde e aproveitar a sombra das árvores. Tudo isso te espera no Recanto do Bosque. 


Quer saber mais? A pré-venda do Recanto do Bosque já começou! Acesse o link e aproveite as condições exclusivas por tempo limitado: https://bit.ly/RDBResidencial