A chegada de um bebê na família é uma alegria, e nos preparamos para recebê-lo com muito amor e carinho, compramos roupinhas, carrinhos, sapatinhos, tudo é analisado e escolhido nos mínimos detalhes para trazer conforto ao pequeno. 


E é inegável que uma das coisas mais importantes na fase da gestação é a preparação do ambiente para o novo membro que chegará. Por isso selecionamos algumas dicas de como montar um quarto de bebê para seu recém-nascido. 


1º A 3º MÊS (1º À 12º SEMANA)

É comum que o casal comece a preparar o quarto do bebê assim que descobre a gravidez, e os primeiros meses de gestação são os melhores para pesquisar referências de móveis e decoração, analisar preços, definir um orçamento e o disposição da mobília de um jeito que fique aconchegante para mãe e bebê. 




4º A 5º MÊS (13º À 21º SEMANA)

A partir do 4º mês, é indicado que você comece a montagem do quartinho, nesta época já é mais provável que saibam o sexo do bebê, o que auxilia na pintura ou colocação dos papéis de parede e na escolha da decoração. 


Caso você ainda não saiba o sexo do seu bebê, não se preocupe, você pode optar por cores neutras tanto nas paredes quanto nos móveis. Lembre-se sempre de dar preferência à cores em tons pastéis, pois assim o recém-nascido se sentirá mais confortável com o novo mundo em que vive. Deixe cores mais fortes para as decorações.


Este período é o melhor para caso você precise fazer alguma reforma no quarto do bebê, quebrar paredes e até mesmo trocar pisos. É também o momento para pintar as paredes e rever a iluminação do quarto. 


Os bebês possuem olhos sensíveis, por isso a iluminação é um dos pontos mais importantes da organização do quarto. Você não vai precisar se desfazer da iluminação direta, aquela que ilumina o quarto todo, apenas pode optar por colocar um dimmer nela, assim conseguirá controlar a intensidade da luz. 


Já para iluminação indireta, como abajures, dê preferência para que eles fiquem com o foco de luz em armários, paredes e estantes. Evite que os abajures tenham seu foco de luz virados para berço e trocador, que são os lugares em que o bebê mais vai frequentar. 


Neste mesmo período você já poderá comprar os móveis, não se esqueça de tirar as medidas do cômodo em que montará o quarto, pois assim você evita comprar móveis maiores e que tornarão o quarto apertado e de difícil acesso. 


Dê preferência para comprar móveis realmente úteis como armário, berço, cômoda, trocador e poltrona. Algumas mães indicam também colocar uma mesinha na lateral da poltrona para deixar um copo d'água ou garrafa pois a mulher pode sentir sede enquanto amamenta. 


O espaço do quarto é pequeno ou o orçamento está apertado? Opte por móveis 2 em 1 como berços que viram mini camas e cômodas com trocador em cima. Se atente também ao fato de que roupas de bebês são pequenas então não é necessário um armário grande para o quarto, e você pode colocar uma parte das roupas no armário e outra na cômoda.


Outro móvel indicado, mas não obrigatório, é uma cama sobressalente, seja para a babá, caso você opte por uma, ou para os pais, se acharem necessário dormir com o bebê logo nos primeiros dias.




6º A 7º MÊS (22º À 30º SEMANA)

A partir do 6º mês, quando o quartinho estiver quase pronto, comece a dar mais destaque para a escolha da decoração e dê início ao enxoval. Como mencionado lá antes, aproveite a decoração para usar cores mais fortes como vermelho, amarelo, azul e verde. Este é o momento de dar vida ao quarto. 


O enxoval é outra parte muito importante, pois é ele que vai dar conforto ao bebê. Você pode comprar pronto ou encomendar, mas lembre-se sempre de algumas dicas importantes, o trocador deve possuir tecido impermeável, alguns além do tecido ainda possuem uma capa por cima para evitar que molhe caso o bebê faça xixi. 


Não deixe de ter um travesseiro de amamentação, ele dá apoio para o bebê e assim mãe e filho ficarão confortáveis. Vale também providenciar uma naninha, que pode ser um bichinho de pelúcia ou uma fraldinha a qual o bebê se apegará para se sentir mais seguro.


Lembre-se também do cueiro e da manta, o cueiro, mesmo sendo uma manta mais fina, é uma mão na roda caso você precise forrar o trocador. Já a manta protegerá o bebê de ventos mais frescos que podem não fazer bem a ele. 


 8º A 9º MÊS (31º À 40º SEMANA)

Do 8º mês em diante, aproveite para descansar o quarto do bebê já estará pronto e você poderá focar na compra de roupinhas e fraldas, e coisas que usará na maternidade. Faça uma lista para conferir se não está faltando nada, e curta os últimos meses até a chegada do pequeno.