Você gosta de morar bem mas não entende como a arquitetura pode de ajudar? Existe um ponto muito importante que não requer muito conhecimento técnico e que precisa do olhar e da sensibilidade de quem vai morar na nova casa: a ambiência.

Em arquitetura, ambiência é o espaço organizado e animado que compõe um ambiente e que facilita as interações humanas. Em poucas palavras é o arranjo de fatores que faz um certo cantinho ser aconchegante ou a entrada de uma casa transmitir imponência.
 
Ficou interessado no tema? Vou te provar em 3 min porque o tema é tão importante e também como você pode ajudar o seu arquiteto na elaboração do projeto de espaços que fazem a diferença na qualidade da sua vida.

Confira em apenas 5 passos como ajudar na elaboração da ambiência da sua casa:


CORES & TEXTURAS
Cores e texturas criam sensações.
Cores mais marcantes podem tornar um ambiente alegre. Já a tranquilidade pode vir de materiais como madeira e pedra, que além de cores neutras trazem texturas sofisticadas.


Casa Terra - Bernardes Arquitetura

AMPLITUDE
Amplitude não significa grandes espaços vazios, mas sim espaços do tamanho certo para a decoração e circulação.
A dose certa de amplitude traz tranquilidade e calma, mas a falta dela em um ambiente pode nos deixar ansiosos e até tristes. Você já sentiu uma tensão inexplicável em um ambiente com teto muito baixo ou com móveis muito apertados?


CASA FN - Bernardes Arquitetura

ILUMINAÇÃO
"Uma luz boa pode salvar um projeto médio, mas a luz errada pode arruinar um bom projeto." - Autor desconhecido, mas sábio.
Cada vez mais as pessoas têm se preocupado com o projeto luminotécnico porque ele realça as sensações que as cores e texturas criam.
Repare em todas as imagens deste texto, acima e abaixo, como a iluminação natural e artificial de cada espaço é muito bem pensada.
 
CLIMA
O clima é a soma da ventilação com a incidência solar.
Ambientes bem projetados recebem quantidade adequada de sol e de ventilação. Pra isso é ideal janelas e aberturas amplas pro espaço externo e seu paisagismo.
São essas estratégias que aquecem a casa com o sol da manhã e a refrescam com a ventilação cruzada.


Residência CA - Jacobsen Arquitetura

PAISAGISMO
É o super trunfo da ambiência porque valoriza e complementa os outros 4 itens.
O paisagismo traz Cores & Texturas do ambiente externo para o interno.
Ele emoldura a Amplitude e Iluminação dos espaços com seus volumes: a grama amplia a sensação de espaço e deixa a iluminação entrar a vontade; a forração baixa delimita limites sem afetar o campo de visão e traz cores para a paisagem; já as árvores maiores trazem o verde para a altura dos olhos e protegem lugares estratégicos de iluminação solar não adequada.
E por último o paisagismo refresca o Clima com sombra e aromas que tornam a ventilação única em cada ponto da casa.


Residência PS - Jacobsen Arquitetura


Em quartos, salas, banheiros e demais espaços, sempre use a Ambiência que mais faça sentido pro dia a dia da sua família. Converse com seu arquiteto sobre quais sensações você quer sentir e leve referências!
Nas referências eu posso te ajudar: semanalmente vou postar aqui textos curtos sobre a experiência de projetar uma casa ideal pra sua família, sempre trazendo imagens.
Se quiser ficar por dentro dessas dicas, é só preencher o formulário abaixo que eu te aviso pessoalmente assim que novos textos saírem.